Conceitos da Gestalt Psychology

 

Quando os gestaltistas estabeleceram o conceito de Meio Geográfico - o meio tal como a ciência o descreve - e Meio Comportamental - o meio tal como o indivíduo o percebe -, quando disseram que as estruturas (gestalten) neurológicas são iguais às psicológicas ou ainda "o que está dentro está fora" - Princípio Isomórfico - e quando, através do Princípio da Contemporaneidade, Kurt Lewin disse que o presente modifica o passado, que o que ocorre modifica o que ocorreu, obtiveram uma visão global e unitária dos processos psicológicos humanos sem a priori causalistas, deterministas e reducionistas; atingiram assim a essência humana, sem atribuições valorativas.

Lei de Figura e Fundo - Esta lei tem sido exaustivamente experimentada e comprovada pelos gestaltistas e fisiólogos. É válida para qualquer percepção, mesmo as conceituais, pois sendo o pensamento um prolongamento da percepção e não estando subordinado a nenhuma outra relação que não a desta continuidade, só poderá ser assim tratado. De outro modo, se entrarmos em dualismos, começamos a admitir sensação e percepção, esta como elaboração daquela, criando, assim, funções inferiores resultantes do dado sensorial. A percepção seria, neste raciocínio, uma elaboração da sensação e o pensamento uma função superior (tese da Escola de Graz), uma abstração ou intelectualização dos dados concretos da realidade experimentada, da realidade percebida. Não nos aprofundaremos neste assunto, pois a sua abordagem demandaria análise epistemológica de determinadas posições metodológicas, enfim, conduziria ao próprio conflito entre elementarismo e antielementarismo, funcionalismo e estruturalismo, empirismo e fenomenologia, psicanálise e gestaltismo, dualismo e unidade.

Gestalt em alemão, significa forma, estrutura, configuração. Preferimos usar no original, pois só assim todo o seu significado é expresso, o que não ocorreria com a palavra portuguesa - FORMA.

Insight, a autodeterminação frente ao percebido, decorrente do situacionamento em todas as suas dimensões estruturantes, é por definição o afastamento geográfico com consequente aproximação comportamental. Insight em português, é traduzido como "discernimento, estalo". Preferimos o termo original, traduzindo-o através de sua conceituação.

Totalidade - A afirmação de que o todo não é a soma das partes possibilita a percepção do todo como unidade, tanto quanto enseja, se estivermos posicionados em referenciais apriorísticos, explicações dualistas tipo parte / todo, isto é, a parte como elemento integrado ao todo, embora dele não constituinte. Essa ginástica mental é típica das explicações holistas. A parte é um todo, nesse sentido não existem partes. Só podemos falar em parte enquanto vivência mnemônica, ao estruturar nossa percepção em referenciais de passado. A percepção do presente estruturada no presente possibilita a apreensão de totalidades. Quando percebo o olho, ele é uma totalidade, entretanto sei que ele está contextuado, faz parte de um rosto, daí dizer que ele é parte do rosto. Não fora o meu conhecimento prévio de rosto, jamais parcializaria. [in: Terra e Ouro são Iguais, pag.17, nota 2].

 

- Vera Felicidade -
agosto de 1996

 

rodape